Bombeiros Detectam Falha em Barragem Que Não Rompeu em Mariana

Olá Meus Amores, como estão?

Conforme prometi que conversaríamos, eis que aqui estou. Vamos abordar um assunto um tanto polêmico. Tenho assistido ao jornal, e cada emissora se mostra preocupada já que temos duas tragédias no topo de notícias. Estamos beirando a Terceira Guerra Mundial (e não é só no modo de falar, não!). 

Vamos começar do início... Recentemente um estado brasileiro passou por maus bocados. Esse no qual está deixando a sociedade preocupada e necessitando de ajuda.

Estamos falando de Mariana, uma cidade mineira... Leiam, por favor...
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais detectou um dano em uma parte da parede de contenção da barragem Germano, da empresa Samarco, em Mariana (MG), que não rompeu após o vazamento das barragens de Fundão e Santarém, no último dia 5 deste mês.
Segundo o capitão Thiago Miranda, um desnível de aproximadamente três metros foi detectado em uma parte da estrutura que possivelmente foi deslocada pelo rompimento da barragem de Fundão.
O dano foi visto ainda no sábado passado (7), quando foram feitas imagens do local por meio de um drone. Famílias começaram a ser retiradas nesta semana por conta do problema.
"Não é fissura, nem rachadura, nem trinca. Foram observados alguns desníveis, a terra desceu em alguns pontos. A gente filmou toda a extensão da barragem de Germano. No deslocamento da terra da barragem logo abaixo, a do Fundão, isso trouxe algum dano ao talude da barragem de Germano", afirmou.
Segundo o oficial, a Samarco começou a fazer obras de contenção no local após acerto com o comando da corporação, na terça-feira (10). "A área está isolada. É claro que existe um risco [de rompimento], mas não é grande e nem iminente porque a barragem está estabilizada com obras de reforço."
No dia 11, a empresa Samarco havia emitido nota na qual afirmou que "todos os seus  mecanismos de controle não apontam qualquer indício de abalo na estrutura".
Já o governo de Minas Gerais se pronunciou afirmando, também por nota, que haveria uma "intervenção no dique desta barragem [Germano]" - a intenção tanto da empresa quanto do governo foi a de afastar rumores dando conta de que a estrutura tivesse se rompido ou na iminência de isso ocorrer.
A Samarco não se manifestou sobre a detecção da fala na barragem de Germano.

AVISO SONORO
 
Pimentel falou ainda sobre a falta de um aviso sonoro para alertar moradores. "Não sei se teria feito muita diferença nesse caso", disse, que repetiu a alegação da Samarco de que a medida não é obrigatória por lei.
Em seguida, minimizou, dizendo que "é importante que haja sinalização sonora".
As barragens se romperam na quinta (5). O motivo ainda é desconhecido. Na hora do acidente, um funcionário da empresa morreu após sofrer uma parada cardíaca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, por ao menos uma semana as buscas focarão em encontrar sobreviventes.
Pelo terceiro dia, os bombeiros se confundiram sobre o número de mortos. Neste domingo, ao contrário do que o Twitter da corporação e o Estado diziam, pediu-se para excluir um segundo corpo como vítima do acidente.
Até ontem, dois corpos estavam no IML em Ponte Nova e um terceiro havia sido resgatado no fim da tarde.
Os desencontros fizeram o senador Aécio Neves (PSDB) e a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, cobrarem, em visita a Mariana neste domingo, uma melhor comunicação em relação às operações de busca.
Neste domingo, o prefeito Duarte Jr. (PPS) foi internado por estresse e cansaço.
 
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), reconheceu neste domingo (8) que os 13 funcionários que trabalhavam nas barragens da empresa Samarco em Mariana, na hora em que elas se romperam, "dificilmente serão encontrados com vida".
"Lamentavelmente nós temos que reconhecer isso. Os outros [moradores das áreas atingidas que estão desaparecidos] nós não sabemos."
Havia 26 desaparecidos até ontem (8) —dois nomes foram retirados da lista pois estavam abrigados em hotéis e foram incluídos por engano.
"A gente pode localizar alguém que fugiu ou ficou perdido. Não quero tirar a esperança de ninguém. Pode ser que a gente consiga, mas, a medida que o tempo vai passando, a esperança vai diminuindo", disse o governador.

As fotos são de causar impacto. Estamos rezando pelas Famílias!!!

Unidos por uma causa!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amanhã por Rapha Breviario

Meu Deus o que eu fiz?🆘

Cada hora é uma novidade. 🖤😔⛔💔💥