2ª Convenção Internacional de Dança de Salão & Oficina de Ritmos

2ª CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE DANÇA DE SALÃO ENAF
 
Obs. A inscrição inclui todas as 19 aulas deste curso

DATA: 11 A 13 DE ABRIL DE 2014 – POÇOS DE CALDAS/MG
 
“Dançar a vida para não dançar na vida”
Dançar é expressar uma relação do homem consigo mesmo, com a natureza que o cerca e com todo o universo, numa alegre comunhão com o Criador. Dançamos a vida, os sentimentos e emoções, as lutas, conquistas e frustrações de cada dia. Cada pessoa carrega no mais íntimo de si uma dança que é só sua.
A Dança de Salão envolve todo o ser humano e é um ótimo exercício para estreitar relacionamentos, combater a depressão, promover a diversão, aumentar a disposição e a autoestima. É utilizada, inclusive, nas terapias de casais, pois, a sintonia na pista de dança é refletida na vida a dois.
E você, profissional e praticante de Dança de Salão, é chamado a ampliar seu know how nesta Convenção, preparada com muito carinho e esmero, visando a um aprimoramento cada vez maior de suas aulas, a partir da experiência de professores renomados que estarão à sua disposição para ensinar, tirar dúvidas e compartilhar conhecimentos.
Música e ritmos esperam por você... e nós também!
 Atividades Especiais:

ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014
REGULAMENTO
 
JURADOS:
- EDSON GUIU
- FRANK EJARA
- HENRIQUE BIANCHINI
 
ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 tem como objetivo elevar e divulgar as Danças de Rua á nível nacional através de suas edições, e incentivar os grupos e coreógrafos brasileiros de Dança de Rua.
O ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 será organizado pela empresa Ray Santos Brasil e por ENAF - Encontro Nacional de Educação Física, do coreógrafo e realizado no dia 12/04/2014, no teatro da Urca na cidade de Poços de Caldas - MG.
 
Os grupos inscritos e selecionados na categoria conjunto: AVANÇADO, terão que apresentar coreografias com o tempo máximo de 5 minutos.
Cada grupo terá que ter no mínimo 10 integrantes, para que o coreógrafo possa desenvolver sua composição coreográfica de forma adequada de acordo com os critérios para o julgamento dos jurados, e do nível técnico do festival.
Os grupos selecionados irão competir nas suas devidas categorias, sendo que apenas três, irá receber premiação.
O grupo que conquistar o 1 lugar da categoria avançada irá ganhar o prêmio de 1.000,00 um mil reais, sendo que o 2 e 3 lugar irão ganhar troféus e certificado de participação.
Os selecionados concorrerão às seguintes premiações:
 
AVANÇADO (17 ANOS EM DIANTE).
1 LUGAR- troféu e 1.000,00 mil reais.
2 LUGAR- troféu e certificado de participação
3 LUGAR- troféu e certificado de participação
 
1 – Das Seleções do ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014:
1.1 Cada grupo deverá enviar vídeo em DVD ou link do youtube (para o email: contato@enaf.com.br) contendo uma coreografia, e a mesma deve ser identificada com o nome do grupo, cidade, e-mail e telefone do responsável.
O vídeo deverá conter a coreografia que será apresentada no festival, com o mesmo numero de participantes na noite da competição do festival.
É opcional o uso de figurinos ou uniformes pelos bailarinos no vídeo a ser enviado para a seletiva.
Os vídeos deverão ser enviados até o dia 14/03/2014 com data da postagem para o Enaf que reside á Rua Coronel José Alves 361 - Sala 301 - Vila Pinto - Varginha/MG - CEP 37010-540, 
Telefone (35) 3222-2344.
O resultado dos selecionados será no dia 22/03/2014.
 
2- DO MANUAL DE REGRAS DA COMPETIÇÃO DO ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014.
Cada grupo selecionado deverá se inscrever na categoria AVANÇADO, até o dia 31 de março de 2014 (data do depósito bancário, e envio de documentação necessária para efetuar a inscrição de seus devidos grupos).
Todos os inscritos no ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 se apresentarão na data definida pela organização do festival, onde será divulgado os três vencedores de cada categoria, onde teremos o 1 primeiro, 2 segundo e 3 terceiro lugar.
 
• AVANÇADO a partir de 17 (DEZESSETE) ANOS.
Observação: Serão permitidos 20% (vinte por cento) de bailarinos com idade superior ou inferior de até 2 anos, aos demais bailarinos de sua categoria.

 
3 - INSCRIÇÕES E TAXAS
A ficha de inscrição deve ser solicitada através do site www.enaf.com.br e preenchida em ordem alfabética e enviada até o dia 31/03/2014 junto com os documentos e comprovantes (fotocópia autenticada do RG, termo de responsabilidade e de uso de direito de imagem encontrados no site. O comprovante de depósito, e 1 foto 3 por 4) devem ser enviados para o email: contato@enaf.com.br
O pagamento das taxas de inscrições do ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014, para workshop deverá ser efetuado através do site ENAF pela inscrição on-line.
Cada grupo poderá inscrever, além do coreógrafo 1 (um) diretor e 1 (um) ensaiador.
 
WORKSHOP
Conheça os professores através do site: www.enaf.com.br
Todos os inscritos no ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 podem optar por se inscreverem com Direito ao workshop ou não, sendo que o os inscritos terão desconto até a data estipulada pela organização do evento para inscrição do mesmo.
Os inscritos no Workshop do ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 terão que efetuar sua inscrição on-line pelo site www.enaf.com.br
 
Workshop ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014
R$ 80,00 reais até a data 31/03/2014                  .
 
4-DA CATEGORIA:
Os grupos inscritos e aprovados na categoria conjunto: AVANÇADO, terão que efetuar o valor de R$ 30,00 por pessoa até o dia 31/03/2014 juntamente com a ficha de inscrição.
 
5-ALOJAMENTOS:
R$ 5,00 por pessoa até dia 31/03/2014 juntamente com a ficha de inscrição.
ATENÇÃO:
Todos os Depósitos "inscrição, alojamento e Workshop" devem ser feitos até o data 31/03/2014 com comprovantes juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO, TERMO DE LIBERAÇÃO DA COREOGRAFIA E LIBERAÇÃO DE USO DE IMAGEM.
Diretores, coreógrafos e coordenadores dos grupos, terão que pagar a inscrição normalmente, somente o coreógrafo é isento da inscrição do Workshop.
 
6-DAS PREMIAÇÕES:
Serão dispostas as colocações de acordo com as médias, das mais altas para as mais baixas. A cerimônia de premiação será feita no dia 12/03/2014 ao final da noite para os grupos inscritos no ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014.
 
7- CRITÉRIOS DAS APRESENTAÇÕES DO ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014:
·         Não serão permitidas apresentações com animais vivos, fogo, água, plantas e quaisquer outros objetos que possam sujar e/ou danificar o palco ou colocar em risco a integridade física da platéia e dos participantes do festival.
·         Fica proibida a apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo participante.
·         O cenário e a iluminação serão iguais para todas as apresentações.
·         Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos, desde que não prejudiquem a seqüência de apresentações e não coloque em risco a integridade física dos participantes e da platéia.
·         O grupo terá o tempo de 1 (um) minuto antes e após a apresentação para montagem cênica e desobstrução do palco.
·         Serão permitidas apresentações com musica ao vivo desde que não prejudique o andamento das apresentações.
·         As trilhas sonoras de todos os grupos participantes deverão ser reproduzidas obrigatoriamente em CDs.
·         Cada grupo deverá trazer 2 (duas) cópias da música da coreografia. Cada cópia deverá conter somente a música a ser executada e gravada no início da mesma.
·         A Organização do competição não se responsabiliza por CDs que não funcionarem nos aparelhos tocas CDs.
·         Todos os participantes deverão chegar pelo menos 1 (uma) hora antes da apresentação de seu grupo.
·         No momento da apresentação o responsável do grupo deverá estar presente junto à mesa de som e luz, caso contrário o grupo será desclassificado.
·         Os camarins serão de uso coletivo e cada grupo participante deverá ter um coordenador presente no local.
·         Os coordenadores dos grupos participantes deverão manter contato com a coordenação do festival para controle da entrada e saída em cena.
·         Os camarins deverão ser desocupados logo após a apresentação do grupo participante.
·         A ordem de entrada nos camarins obedecerá à ordem de apresentações da noite.
·         A Organização da competição não se responsabiliza por objetos deixados nos camarins.
·         Fica proibido transitar com figurinos fora do local de apresentações sob pena de eliminação do grupo participante.
·         A identificação (crachá), e o RG original, é obrigatório no dia da competição .
·         Não será permitida a entrada sem o crachá para os camarins.
·         Mínimo de participantes por grupo é de 10 integrantes.
·         Os casos extra-regulamento serão resolvidos pela coordenação da competição, não cabendo qualquer recurso judicial sobre os artigos deste regulamento.
 
 
 
8- DOS ENSAIOS:
·         Os ensaios serão realizados no mesmo dia da competição.
·         A ordem das apresentações será elaborada pela comissão técnica do festival.
·         O grupo precisa estar presente no palco 30 (trinta) minutos antes do seu horário de ensaio para confirmação com o responsável técnico.
·         O grupo que não se apresentar no horário estipulado perderá sua vez, ficando impossibilitado de realizá-lo em outro horário.
·         Para o ensaio de palco os grupos inscritos terão 5 minutos para ensaiar suas coreografias.
·         Qualquer comportamento considerado pela organização, ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014, não convencional seja de um ou mais integrantes do grupo no ensaio geral, alojamento ou no decorrer da competição, implicara na desclassificação do grupo inteiro precisando também retirar-se do alojamento no mesmo dia.
·         Passagem de palco com o CD ou PEN DRIVE só com uma única faixa da coreografia á ser apresentada.
   
9– DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS E ARTÍSTICO:
·         Técnicos - Levarão em conta a Qualidade da Execução, Sincronismo e Complexidade.
·         Artísticos - Avaliará a Originalidade, Utilização do Espaço e Apresentação.
·         Relação detalhada dos critérios de avaliação.

10-TÉCNICOS:
·         Qualidade de Execução de movimento.
·         Demonstrar nível técnico na qualidade dos movimentos.
·         Demonstrar domínio da execução de movimentos.
·         Controle de postura e alinhamento.
·         Demonstrar movimentações conscientes de cabeça, tronco e membros.
·         Todos os integrantes do grupo devem ter as mesmas qualidades de domínio do corpo.
·         Sincronismo.
·         Demonstrar o mesmo nível qualitativo de execução de todos os bailarinos.
·         Demonstrar harmonia cadenciada em diferentes dinâmicas.
·         Ser claro nas explanações cênicas.
·         Complexidade
·         Utilização de linhas de braços complexas (explorar todas suas possibilidades).
·         Demonstrar variações de movimentos de pernas combinados com braços.
·         Trabalhar planos (direções e alturas) variados.
 
11-ARTÍSTICO:
·         Originalidade da Coreografia.
·         Originalidade do tema.
·         Criatividade nas combinações de estilos das DANÇAS URBANAS.
·         Sequências e transições imprevisíveis e criativas.
·         Interpretação Musical.
·         Utilização racional das variações de ritmo da melodia traduzidas em dinâmicas diferenciadas (voz, efeitos, instrumentos e etc.).
·         Música deve refletir o tema escolhido.
·         Leitura musical de alto nível.
·         Movimentos e músicas adequados à modalidade.
·         Utilização completa do espaço cênico.
·         Variedades de formações.
·         Transições claras evitando deslocamento simples.
·         Utilizar variações de planos.
·         Clareza nas explanações cênicas.
·         Entusiasmo e motivação na coreografia.
·         Segurança na execução do movimento.
·         Expressões apropriadas, sinceras e Sincronizadas de todo o grupo.
·         Físico e figurino apropriado.
·         Ser capaz de gerar um ambiente de disciplina no palco.
·         Demonstrar conhecimento.
 
12-MANUAL DE REGRAS DA COMPETIÇÃO CLASSIFICATÓRIA
Cada grupo poderá participar com apenas 1 (um) trabalho na categoria. O conteúdo deste regulamento define a veracidade, requisitos, procedimentos, regras gerais e diretrizes para a competição de grupos de dança de rua no ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014
O campeonato fornece aos participantes uma chance de mostrar suas habilidades artísticas de DANÇA DE RUA, bem como oportunidade de divulgação do trabalho.
 
13- DA MODALIDADE:
DANÇA DE RUA
Estilo de dança popular que surgiu nos Estados Unidos da América.
As primeiras influencias surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.
Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk (não confundir com o Funk carioca.), estilo musical que tem entre seus expoentes Michael Jackson, Le Gusta, Paula Lima, Tim Maia, Ed Motta, Jorge Ben, Seu Jorge, Funk N' Lata, Olodum, Sandra de Sá, Thaide e DJ Hum, Aretha Franklin, Marvin Gaye, Funkadelic, entre outros.
O Breaking, uma das vertentes dos Street Dances, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança.
 
Existem dois tipos de DANÇA DE RUA:
1.       DANÇA DE RUA vinculada a Cultura Hip Hop, grupos ou crews;
2.       DANÇA DE RUA vinculada às academias e estúdios de dança.
 
Podemos caracterizar a DANÇA DE RUA como:
·         Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
·         Um ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
·         Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um grande espaço para as mulheres.
·         São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
 
A DANÇA DE RUA quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop temos:
1.       O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
2.       O Locking, executados por lockers
3.       O Popping, executado por poppers
4.       Hip Hop Dance (New School Hip Hop Dance), executado pelos hip hoppers
5.       As Social Dances (passinho de dança de danceteria)
 
O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os DJs entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música.
Difere-se do Hip Hop Dance que neste caso utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de outras danças sociais.
Uma das grandes características vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança. Tem o seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano tem expoentes diferentes de estilos e de representantes na DANÇA DE RUA.
O precursor do Hip Hop Dance nos EUA foi Buddha Stretch junto ao seu grupo Elite Force Crew, a partir de 1984 iniciou-se a manifestação do Hip Hop Dance. Stretch também foi o primeiro coreógrafo na cidade de Nova Iorque a ministrar uma aula de Hip Hop na consagrada BROADWAY DANCE CENTER.
 
14– DAS MUDANÇAS E SUBSTITUIÇÕES:
Por motivos justificáveis os membros do grupo podem ser substituídos e tais circunstâncias deverão ser informadas com urgência a organização do festival.
9 – Do Assoalho de Competição
A área de competição é padrão para todos os grupos, que será realizado no palco do Teatro da Urca.
Em circunstâncias especiais o organizador da competição pode ajustar o tamanho do assoalho de performance, devendo notificar todos os participantes antes da competição.
 
15– DO VESTUÁRIO:
Os grupos deverão usar roupas que representem o caráter e o estilo da performance. Deve incluir acessórios como chapéus, bonés, luvas, jóias e outros figurinos. Pode haver a retirada de roupas durante a performance desde que não seja de teor ofensivo ao pudor público.Roupas retiradas deverão ser colocadas para fora da área de competição e nunca atiradas sobre a platéia. Estão proibidos outros objetos não considerados como parte integral da performance tais como: (bengalas, cadeiras, instrumentos musicais). Serão permitidos capacetes, joelheiras ou qualquer outro acessório para auxiliar na segurança e execução de movimentos. Estão proibidos pintura facial total, óleos de corpo, pinturas no corpo, glitter de cabelo, e qualquer outra substancia aplicada ao corpo que possa afetar a superfície do palco e a segurança dos competidores. Os grupos podem usar sapatos de jazz, botas de dança, sapatos desportivos atléticos. Todos os sapatos devem estar limpos, com solados adequados (botas e sapatos de rua não são aceitos) também são proibidos sapatos de sapateados e pés descalços.
 
16- DA ATENÇÃO MÉDICA:
É da responsabilidade do grupo participante, treinador ou administrador do grupo relatar qualquer lesão ou doença do membro do grupo para o organização do evento.
Caso antes ou durante a competição um membro de grupo participante estiver doente, lesionado, ou sua condição física for colocada em risco, estará considerado fora da competição.
Cabe a organização do festival a retirada de qualquer competidor que aparentar lesão séria ou necessidade de atenção médica.
Cabe a organização o direito de solicitar a submissão de qualquer membro à autorização por escrito, da condição física do mesmo para competir.
 
17– DAS FICHAS DE INSCRIÇÃO E LIBERAÇÕES
Os participantes devem completar e assinar a ficha de inscrição com todas as informações necessárias com LIBERAÇÃO DA COREOGRAFIA E IMAGEM.
Todos os grupos devem assinar o formulário de permissão, permitir que no ENAF HIP HOP FESTIVAL 2014 e/ou a organização da competição, agente ou patrocinadores, a filmar, gravar em vídeo e/ou registrar as performances dos grupos e a participação no evento para o uso em televisão, filme, vídeo caseiro, internet, radio, imprensa, relações públicas e etc.
 
18 – DO EQUIPAMENTO TÉCNICO, SOM E ILUMINAÇÃO:
O equipamento de som e luz devem prover qualidade de padrão profissional de iluminação e som para os grupos e espectadores.
 
19 – DOS REQUISITOS DAS APRESENTAÇÕES:
A música de competição do grupo deverá ser a única música gravada no formato selecionado (CD) ou PEN DRIVE.
O nome do grupo e divisão deve estar impresso no CD ou PEN DRIVE
O máximo de uma (1) música ou gravação pode ser utilizada. As músicas deverão ser editadas para a coreografia e a performance pessoal.
Efeitos de som originais ou gravações originais poderão ser usados.
É proibida música de competição contendo linguagem inapropriada ou ofensiva, acarretando na desclassificação do grupo participante.
Os participantes deverão submeter à informação da música por escrito a organização da competição antes do evento para cada música utilizada na apresentação:
a. Título
b. Artista
c. Compositor
d. Editor
e. Grupo e Gravação
Devido à variedade das leis de direitos autorais a organização da competição não garante que a música do grupo será utilizada em eventos ao vivo, em divulgação por televisão ou outro meio da mídia.
 
20 – DA ORDEM DE APRESENTAÇÃO:
A ordem de apresentação será determinada pela organização do festival.
A ordem de apresentações será determinada pela organização do festival.
Do Campeonato - Regras Gerais – Diretrizes.
Tempo de apresentação.
O tempo de apresentação é de (5) cinco minutos para cada grupo.
19– AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO:
A apresentação de DANÇA DE RUA será avaliada de acordo com os critérios técnicos e artísticos que estão nesse regulamento.
Os juízes premiarão as apresentações e coreografias que interagirem com o uso da música, do tempo e da habilidade do grupo em apresentar-se simultaneamente com a música. Os movimentos e padrões apresentados aos sons simulados dos membros do grupo na ausência de música gravada (ou seja, batidas de pés, batidas das mãos, vocal, etc.) irá também ser considerado musicalmente e julgado da mesma maneira.
 
21- INCIDENTES DE CIRCUNSTÂNCIAS EXTRAORDINÁRIAS:
23.1 Uma circunstância extraordinária que esteja além do controle do grupo participante e que afete a habilidade do grupo de apresentar-se, no início ou a qualquer momento do espetáculo.
Uma circunstância tal que não esteja limitada aos exemplos abaixo mencionados e que deverão ser submetidos à apreciação dos jurados.
Música Incorretamente tocada.
Problemas com a música devido ao equipamento sonoro.
Distúrbios causados por problemas com equipamento de luz, som, palco ou local.
A realização ou introdução de qualquer objeto estranho ou perturbação na área de apresentação, momentos antes ou durante uma apresentação, por um indivíduo ou outros que não os do grupo.
 
22-GERENCIAMENTO DE CIRCUNSTÂNCIAS EXTRAORDINÁRIAS.
È da responsabilidade do grupo participante a imediata interrupção da apresentação ocorrendo quaisquer circunstâncias extraordinárias.
A organização estará responsável pela situação, e mediante uma confirmação e correção do problema, o grupo deverá iniciar a apresentação retornando ao palco e recomeçando a apresentação. Caso a reclamação do grupo seja infundada, segundo julgamento dos jurados, o grupo não poderá reiniciar resultando em ausência.
Qualquer reclamação de circunstância extraordinária apresentada pelo grupo após a apresentação ter se realizado não será aceita ou revista.
 
23 – ENTRADA DO GRUPO POR INTEIRO:
Todos os membros do grupo deverão iniciar em conjunto no palco e atuar por (5) cinco minutos de apresentação.
 
24 – ENTRADA EM ATRASO:
O grupo que se atrasar na entrada ou irromper na posição de início somente vinte segundos (1 minuto) após ser anunciado, será penalizado recebendo uma subtração de pontos.
 
25 - PROTESTOS:
Quaisquer protestos estão proibidos e não serão aceitos com relação a qualquer pontuação, resultado ou decisão.
 
26 - DA PREMIAÇÃO:
A premiação será feita na noite da competição, recebendo seus respectivos troféus e prêmios em dinheiro.

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